logo.jpg

Plantas Tropicais

As plantas tropicais compreendem 90 gêneros e 2000 espécies agrupadas em 8 famílias : Cannaceae, Costaceae, Heliconiaceae, Lowiaceae, Marantaceae, Musaceae, Strelitziaceae, e Zingiberaceae. Estão presentes em toda a faixa Equatoriana , desde o sul do México até o norte da Argentina. Durante os últimos 10 anos surgiu um potencial interesse na horticultura tropical tanto para o paisagismo como para flores de corte. Este crescente mercado encontra no Brasil um fornecedor natural e privilegiado mercê de sua rica biodiversidade, amparada pelos diversos climas e solos de seus vários ecocistemas.

A floricultura comercial no Brasil tem suas origens fortemente vinculadas aos hábitos e costumes trazidos pelos imigrantes europeus e asiáticos, a partir do final do século 19. Isso condicionou o surgimento de um mercado de consumo essencialmente calcado na valorização de espécies conhecidas e apreciadas em alguns países da Europa e da Ásia, quase sempre de características de clima temperado ou subtropical de produção. A valorização da cultura européia herdada no processo de colonização, associada aos hábitos dos imigrantes, favoreceram, ao longo do tempo, o desconhecimento, o descaso e até mesmo um certo desprezo pelos produtos tropicais da terra, do fundo do quintal, da mata, do índio.”(EMBRAPA)

Burle Marx, reconhecido internacionalmente utilizou muito as tropicais em seus projetos, promovendo-as ,divulgando-as

As plantas tropicais, principalmente as Heliconias, são espetaculares, não apenas pelas cores, formas e variações ,mas sim pelo fato de sabermos tão pouco sobre elas.

A maioria, crêem os pesquisadores , taxionomistas e botânicos, nem foram descobertas ainda, pois são endêmicas das regiões mais tórridas, inacessíveis e selvagens dos mundo interior das florestas tropicais. Muitas espécies serão extintas, antes mesmo de serem descobertas e classificadas. Imaginemos quantas plantas belíssimas e desconhecidas existem nestas florestas continentais.

Muitos dos biólogos reconhecidos mundialmente, acreditam que estamos numa fase de extinção em massa de seres vivos na Terra. O estimado nível de perda das diferentes espécies animais e vegetais são cerca de 50 a 100 espécies todo o dia e a penosa verdade é que o ser humano, somente ele é o fator principal responsável pela aceleração dessas perdas.

Portanto colecionar e conservar estas belas formas de vida é de suma importancia, e faz bem...

Tradutor