O Consumo de Flores Tropicais e o Círio de Nazaré - Belém (PA)
No mundo contemporâneo, o consumo adquire relevância social nunca antes experimentada individual ou coletivamente.
Consumir algo, hoje mais do que em qualquer outro momento sócio-histórico, constitui-se em um ato repleto de significação, que se materializa na representação de si mesmo e das vinculações de pertencimento do sujeito a determinadas comunidades. Trata-se, portanto, da construção permanente de uma narrativa identitária.
Assim, para além da simples possessão dos objetos e satisfação de necessidades, o consumo constitui-se fenômeno de comunicação e trocas simbólicas, no interior do qual se constroem, definem, transformam e reconfiguram significados e valores comuns.
Na busca do entendimento dessa nova dinâmica - dada pela centralidade do consumo no funcionamento da economia contemporânea - vimos nos dedicando crescentemente a novas iniciativas profissionais e acadêmicas visando oferecer abordagens cada vez mais abrangentes e satisfatórias aos nossos clientes e parceiros.
Como resultado desses esforços, concluímos recentemente o Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing, no qual apresentamos dissertação sobre a ressignificação simbólica das flores tropicais a partir de sua introdução na ornamentação da berlinda do Círio de Nazaré, em substituição às flores temperadas originárias das importações da produção paulista.
Para aqueles que se interessarem pelo tema, a íntegra do estudo encontra-se disponível no site da ESPM no endereço abaixo:
<http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Mestrado/Documents/DISSERTACOES%20T2/Antonio%20Helio%20Junqueira.pdf >
Além dessa pesquisa, disponibilizamos também no nosso site (www.hortica.com.br ), os seguintes estudos recentes:
JUNQUEIRA, Antonio Hélio; PEETZ, Marcia da Silva.Entre o discurso e a experiência, a promessa da saúde e do bem-estar: interfaces entre disponibilidade e acesso à informação e persuasão do consumidor em sites da indústria de alimentos e bebidas no Brasil (Unilever, Nestlé e Coca-Cola). III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing - Para além do produto: Comunicação e Consumo na Sociedade do Acesso. São Paulo: ESPM/CAEPM, 5 e 6 de maio de 2009. Anais...(CD-Rom).
JUNQUEIRA, Antonio Hélio. A subordinação do gosto: articulações entre hegemonia e desenvolvimento regional endógeno a partir da prática de consumo de flores e plantas ornamentais em Belém (PA). IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo: Novos rumos da Sociedade de Consumo? Rio de Janeiro: ESPM/CAEPM, 24 a 26 de setembro de 2008. Anais...CD-Rom.
JUNQUEIRA, Antonio Hélio; BACCEGA, Maria Aparecida. O processo da construção da imagem do receptor pelo enunciador na comunicação persuasiva: um estudo de caso na publicidade institucional de flores e plantas ornamentais no Brasil. 17º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo, 3 a 6 de junho de 2008. Anais...CD-Rom.
Sempre à disposição, segue um grande e forte abraço.
Antonio Hélio Junqueira
Tel: 55 11 3887-7396
Cel: 55 11 9902-3375
E-Mail: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
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